A ilha do Porto Santo está a reabilitar os seus moinhos de vento e fontanários, com apoio de fundos europeus.
O Projeto pretende recuperar e requalificar 14 fontanários e 3 moinhos de vento e ainda a Ecoteca do Porto Santo transformando aquele espaço num centro de interpretação cultural e ambiental.
O objetivo é facilitar as condições de acesso a informação designadamente através da oferta de rotas temáticas que promovam a visita dos locais a requalificar, complementando-os com outros aspetos de natureza cultural e ambiental, promovendo o património identitário da ilha do Porto Santo.
Os locais alvo de intervenção no âmbito deste projeto integrarão as rotas turísticas da ilha, diversificando a oferta, através de parcerias com os diversos agentes turísticos locais. Esta intervenção também permitirá complementar e enriquecer a oferta cultural da agenda da Câmara Municipal do Porto Santo, dando a conhecer o património natural e cultural.
A ilha apelidada de “Ilha Dourada” desempenhou um papel fundamental como celeiro da Madeira que levou à construção dos seus famosos moinhos de vento no século XIX.
Os moinhos de vento reabilitados e as fontes públicas proporcionam uma experiência turística única, sendo que a União Europeia contribuiu com 85% dos custos do projeto.
Veja o último episódio do Smart Regions que mostra como se revivem os moinhos e as fontes desta ilha do Porto Santo.
Fonte: IDR/InfoRegio