A Universidade de Aveiro desenvolveu a ‘Xisto’ uma bicicleta elétrica, financiada por fundos europeus, como resposta aos desafios da mobilidade suave, e que pretende aliar o ciclismo ao turismo nas Aldeias de Xisto – projeto finalista da 16.ª edição dos Prémios Regiostars.
Exclusivamente concebida para a marca Aldeias do Xisto, a “Xisto” foi desenhada pelos alunos de design da Universidade de Aveiro e produzida pela Mind Over Body.
A nova bicicleta está integrada no projeto ‘Cyclin’ aldeias do xisto’, com apoio do CENTRO 2020, já que nas Aldeias do Xisto há uma profunda cultura ligada à bicicleta, o que fez com que se afirmassem como o primeiro destino Cyclin’ Portugal do País, colocando o ciclismo ao serviço do desenvolvimento do território.
Uma bicicleta orientada para dar resposta às diferentes necessidades do utilizador, que incorpora uma mochila no quadro idealizada para a produção de eletricidade renovável, aumentando a comodidade e utilidade da bicicleta.
Na componente tecnológica, a mochila compreende um pequeno armazenamento de energia alimentado por tecidos fotovoltaicos. Estes produzem energia para alimentar a iluminação em LED tendo em vista a sua utilização como elemento segurança seja em ambiente diurno ou noturno.
A ‘Xisto’ pretende sensibilizar a população para o modo suave de utilização e usufruto do território e da paisagem. Além do seu desenho, esta e-bike destaca-se ainda pelos alforges traseiros e pela caixa central, que se podem adaptar aos vários interesses dos utilizadores, seja lazer, observação da natureza, ou descoberta do céu escuro, permitindo o transporte dos respetivos equipamentos.
A ‘Xisto’ já está disponível para os visitantes utilizarem nos muitos programas para bicicleta e trilhos que existem nas Aldeias do Xisto.
Fonte: UA/AldeiasdoXisto