A cadeira de rodas mais leve do mundo é portuguesa e teve apoio de fundos europeus

Mai 9, 2023 | Notícia, Projetos

O projeto de construir em Portugal uma cadeira de rodas melhor que aquelas que são importadas nasceu da vontade de Miguel Barbosa, proprietário de uma empresa de Braga que comercializa produtos de apoio para a mobilidade e reabilitação, próteses, ortóteses e sistemas de posicionamento, a Multiorthos.

A ideia conquistou um financiamento de 250 mil euros do Programa Operacional NORTE 2020, e o empresário procurou a colaboração da Fibrenamics, associação sediada na Universidade do Minho, em Guimarães, que se dedica à investigação em materiais fibrosos e compósitos, vocacionada para a transferência de tecnologia para as empresas e o projeto arrancou.

O resultado é uma cadeira mais leve e mais resistente que as da concorrência, que são feitas a partir de materiais metálicos e podem atingir um peso total de 25 quilos.

A cadeira que a Multiorthos e a Fibrenamics desenvolveram tem um peso a rondar os dez quilos, graças ao uso de materiais compósitos, “ao mesmo tempo que melhora a resistência”, conforme sublinha João Bessa, R&D manager (responsável de investigação e desenvolvimento) da Fibrenamics.

“A questão do peso é determinante para o familiar que tem que empurrar a cadeira permanentemente, que tem de a dobrar e de pegar nela para a meter na mala de um carro”, aponta Miguel Barbosa. Além de ter menos peso “a cadeira tem de ser confortável do ponto de vista fisico e térmico”, indica o investigador. “Para utilizadores que são de longa duração, a questão dos pontos de pressão é muito importante”, remata.

Para a redução do peso, a Fibrenamics recorreu a polímeros e fibra de carbono na construção de várias peças do chassis.

A nova cadeira estará disponível ao público no final do ano.

 

Fonte: Fibrenamics/Itecons