Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança tem, desde 1 de maio, um novo interface rodoviário de passageiros, um equipamento no valor de 1,1 milhões de euros, com apoio de fundos europeus.
Aguardado há cerca de uma década, a população do concelho passa a dispor de melhores condições para apanhar os transportes públicos quando necessitar de fazer as suas deslocações no dia-a-dia.
O investimento de 909 mil euros, dos quais 773 mil euros foram comparticipados ao abrigo do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do PO SEUR, confere ainda uma nova centralidade a Macedo de Cavaleiros, permitindo aproximação aos estabelecimentos de ensino e aos espaços de lazer.
O novo interface rodoviário vem substituir a antiga central de camionagem de Macedo, um espaço provisório e cuja substituição, tinha sido sucessivamente adiada ao longo de mais de uma década. “Tratava-se de um espaço muito exíguo, sem a dignidade necessária, e que, não raras vezes, obrigava as pessoas a esperarem pelos transportes na rua, ao frio, ao sol ou à chuva, sem se poderem abrigar condignamente”, referiu o presidente da Câmara, Benjamim Rodrigues.
O novo Interface Modal de Passageiros permitiu reabilitar uma zona de Macedo de Cavaleiros “muito depauperada, quase ao abandono e que agora, com toda esta requalificação, confere uma nova urbanidade, o município e que começa já a ficar preparada para nova urbanização”.
Este novo equipamento foi aberto ao público, dia 1 de maio, numa cerimónia presidida pelo ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro.
Foto: AP/Lusa