As obras para a modernização da Linha de Cascais iniciam-se já para a semana, dia 2 de maio, entre o Cais do Sodré (Lisboa) e Algés (Oeiras) com a substituição integral da catenária, entre outros trabalhos, neste grande projeto com apoio de fundos europeus.
O investimento de 31,6 milhões de euros é cofinanciado pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, e tem como principais objetivos promover serviços de transporte mais eficientes e ambientalmente sustentáveis.
O projeto envolve trabalhos ao nível de catenária e via, instalação de um novo sistema de sinalização e de um sistema de controlo de velocidade, implementação de sistemas de videovigilância e beneficiação de estações e apeadeiros, entre outros.
Segundo o comunicado da IP – Infraestruturas de Portugal, o processo de modernização da via e catenária da Linha de Cascais teve início no dia 6 de dezembro de 2022, e contempla a migração do atual sistema de eletrificação de 1,5 kV em corrente contínua para 25 kV em corrente alternada, com a substituição integral da catenária (sistema de distribuição e alimentação elétrica aérea) existente entre as estações de Cais do Sodré (inclusive) e Cascais (exclusive).
Refere-se que, devido a estes trabalhos, durante as próximas 18 semanas será interdita a circulação dos comboios em alguns horários da noite e madrugada no troço Cais do Sodré-Algés. Consulte aqui o impacto na circulação ferroviária.
Fonte: IP