Investigadores do INESC TEC estão a desenvolver o projeto ‘AgWearCare’, um sistema de monitorização do setor agroflorestal para auxiliar a tomada de decisão ao nível do bem-estar dos trabalhadores e da produtividade, com apoio do Portugal 2020.
O projeto AgWearCare é financiado pelos Programas Operacionais Compete2020, Lisboa2020 e Norte2020 e visa desenvolver um sistema para apoiar a “gestão dos recursos humanos”, recolhendo e digitalizando dados relacionados com a produção e com o rendimento agrícola, ou até com os movimentos repetidos por cada trabalhador para prevenir doenças músculo-esqueléticas.
Através da criação de wereables [dispositivos vestíveis], os investigadores vão tentar auxiliar a tomada de decisão quer ao nível do bem-estar e saúde dos trabalhadores, quer da produtividade.
Segundo o INESC TEC, os investigadores já arrancaram com testes em ambiente controlado em vinhas e olivais neste projeto que deverá estar concluído a 30 de junho de 2023.
Os dados recolhidos pelos dispositivos, que serão posteriormente disponibilizados numa plataforma online, permitirão perceber quais as tarefas que, quando repetidas em excesso, têm consequências para a saúde do trabalhador, assim como ajustar as tarefas às potencialidades das pessoas ou perceber quais as parcelas de terreno com maior produtividade.
Tal, observa o instituto, são “informações relevantes no sentido de ajustar a produção aos desafios naturais, desenvolver e potenciar as colheitas de forma mais sustentável, garantindo que não há risco para os trabalhadores na execução das atividades que envolvem, por exemplo, o processo de colheita”.
Além do INESC TEC, o projeto, que é liderado pela Wisecrop, conta com a colaboração do Instituto Superior de Agronomia e da Associação dos produtores em proteção integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro (APPITAD).
Um dos responsáveis pelo projeto Gonçalo Rodrigues, do Instituto Superior de Agronomia, salienta que a solução a ser desenvolvida “permitirá aumentar a produtividade da mão-de-obra agrícola, otimizando as operações culturais, e, ao mesmo tempo, garantir o bem-estar dos trabalhadores”.
Conheça a equipa e saiba mais sobre o AgWearCare.
Fonte: INESCTEC