Já abriu ao público o Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres alusivo aos Descobrimentos e à Expansão Portuguesa, assinalando o 462º aniversário da morte do Infante D. Henrique, nesta mesma vila.
Localizado em edifício pré-existente e devidamente reabilitado para o efeito, teve um investimento global de 3.156.427 €, cofinanciado em 1.047.642 € pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Cresc Algarve 2020, e por verbas do PIPITAL (contrapartida da concessão de jogo geridas pelo Turismo de Portugal).
“Esta é uma homenagem singela ao legado do Infante D. Henrique e à epopeia dos Descobrimentos, valorizando o património histórico classificado da Região“, assinalou o Presidente da CCDR do Algarve e gestor do Programa Regional, José Apolinário, “resultado de mais de uma década de conjugação de esforços da CCDR Algarve, na sua missão de promoção do Desenvolvimento económico e social da Região, e da Direção Regional de Cultura do Algarve”.
A Operação contemplou três grandes componentes:
- A reabilitação do edifício com substituição da cobertura, reparação dos revestimentos interiores e exteriores, e demais trabalhos para adaptação dos espaços aos novos usos e funções;
- A museografia e instalação do centro expositivo – montagem de conteúdos expositivos, que irão potenciar o entendimento do sítio por parte de quem o visita, nas vertentes histórica e geográfica e na sua ligação ao património e ao potencial turístico da região;
- Ações de divulgação – realização de um evento âncora e de várias ações na área da comunicação.
Esta Operação visa promover a valorização do património cultural e natural, reforçando a ligação da Cultura e do património cultural com o Algarve como destino turístico de excelência.
Com efeito, trata-se de um equipamento estruturante que contribuirá para reforçar a qualidade da oferta turística regional e para o aumento do número de visitantes a este monumento nacional classificado que, neste presentemente, já é o mais visitado a sul do Tejo.
O Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres, cujo edifício alberga também um Centro de Arte Contemporânea, propõe uma viagem à história da expansão portuguesa, nas suas diversas vertentes.
Está aberto todos os dias, de acordo com o horário da Fortaleza, estando a entrada incluída no preço de ingresso na própria Fortaleza.
Horários da Fortaleza de Sagres:
Inverno: outubro a abril – das 09h30 às 17h30 | Verão: maio a setembro – das 09h30 às 20h00
Nota: última entrada 30 minutos antes do encerramento.
Fonte: Algarve2020