‘CoViS’ vai monitorizar sinais vitais sem contacto com o paciente

Out 10, 2022 | Notícia, Projetos

O projeto CoViS – Monitorização wireless de sinais vitais, está a desenvolver um equipamento de baixo custo capaz de monitorizar sinais vitais sem necessidade de contacto com o paciente, servindo como uma ferramenta de apoio aos profissionais de saúde.

O CoVIS é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção (Covid-19),com um investimento elegível de 379 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 308 mil euros.

O projeto CoViS nasceu do contexto pandémico causado pela COVID-19 e, perante a situação vivida nas unidades hospitalares e lares de idosos, o consórcio identificou a necessidade de obter uma monitorização constante, em tempo real e sem contacto com os pacientes.

O projeto surgiu assim com o objetivo de desenvolver um sistema low cost e contactless capaz de monitorizar sinais vitais e obter informações acerca do meio ambiente, permitindo aos profissionais de saúde ter acesso remoto a informação sobre o paciente em tempo real e com possibilidade de receber alertas caso exista alguma alteração extraordinária nos sinais vitais do paciente.

Este dispositivo permite a medição de um conjunto de parâmetros recorrendo a vários sensores, entre os quais, um Rádio Definido por Software (RDS) capaz de medir sinais cardiorespiratórios sem contacto através de técnicas baseadas em radar, uma câmara térmica de infravermelhos para a medição corporal do paciente, um sensor de temperatura e humidade do ar e, por último, um sensor de qualidade do ar que permite a medição de dióxido de carbono e compostos orgânicos voláteis.

O dispositivo pode ser colocado em asilos, acima das camas onde os pacientes descansam, permitindo a aquisição contínua de dados e seu processamento sem qualquer tipo de contato e invasividade.

O sistema conta também com uma unidade de processamento responsável por adquirir e processar todos estes dados e enviá-los para uma plataforma central onde são armazenados.

Deste modo, os profissionais de saúde têm acesso, através de uma aplicação web, a dados e alarmística dos pacientes de forma centralizada permitindo uma atuação mais rápida e eficiente.

Saiba mais sobre o CoViS – Contactless Vital Signs Monitoring in Nursing Homes using a Multimodal Approach.

 

Fonte: Compete2020