O projeto City Catalyst, cofinanciado pelo Programa COMPETE 2020, visa dotar as cidades portuguesas de novas soluções tecnológicas e serviços inovadores, tornando-se palco de referência para outras cidades mundiais.
Promovido em consórcio pela Efacec Energia, tem como principal objetivo investigar, desenvolver e validar, em contexto real, 21 novos produtos e serviços que potenciem uma gestão urbana integrada, catalisadora do desenvolvimento sustentável, e com impacto à escala das grandes cidades mundiais.
As cidades são atualmente confrontadas com um conjunto muito diversificado de desafios, fruto da complexidade da vivência urbana dos cidadãos, elementos ativos em diferentes segmentos e em eixos transversais à cidade como, por exemplo, na utilização da energia e na mobilidade.
O City Catalyst pretende assim:
- Acelerar a descarbonização das cidades com redes de transportes mais inteligentes
- Fortalecer a capacidade de adaptação aos impactos das alterações climáticas, melhorando as instalações de abastecimentos
- Garantir o acesso a energia segura, sustentável e acessível, diminuindo as emissões e melhorando a eficiência na administração dos espaços públicos e no aquecimento de edifícios.
O City Catalyst – Catalisador para as Cidades Sustentáveis vai enfrentar estes desafios através da investigação, desenvolvimento e validação, em contexto real com demonstradores em 4 municípios: Aveiro, Famalicão, Guimarães e Porto.
Visa contribuir, para a afirmação de Portugal como um mercado de referência na exportação de soluções inovadoras para as Cidades Inteligentes e Sustentáveis.
O projeto conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico – Programas Mobilizadores, envolvendo um investimento elegível de 7,9 milhões de euros, a que corresponde um incentivo de 5 milhões de euros.
Saiba mais sobre o City Catalyst.
Fonte: Compete2020