SmartFRAME: uma janela inteligente controlada por gestos

Set 12, 2022 | Notícia

Uma janela inteligente que pode ser controlada por uma App e abrir ou fechar através de gestos está a ser desenvolvida no âmbito do Projeto SmartFRAME, que está agora na reta final.

A solução tecnológica, desenvolvida em Portugal pela empresa ECOSTEEL e pelo CeNTI, conta com apoio de fundos europeus. Inclui também outras funcionalidades como manutenção remota, sistemas de monitorização da qualidade do ar e de renovação do ar e automatização de baixo consumo energético. Estas funcionalidades permitirão assegurar o conforto no interior da habitação, bem como melhorar a eficiência energética do edifício.

Joana Fonseca, gestora do Projeto por parte do CeNTI, destaca o sistema inteligente de renovação do ar como sendo uma das características diferenciadoras da janela, sobretudo, pelo impacto direto que terá no bem-estar e saúde dos utilizadores: “A qualidade do ar, no interior dos edifícios, é hoje uma das maiores preocupações dos profissionais que atuam na área da Construção. A fraca qualidade do ar poderá estar associada às doenças pulmonares da população”.

O sistema de renovação de ar inclui uma rede de sensores para recolha e pré-processamento de dados ambientais (tais como a temperatura e humidade) e de níveis de CO2 (dióxido de carbono) e CH4 (metano). Através desta informação, é possível melhorar a qualidade do ar e otimizar a sua renovação no interior dos edifícios.

Além de tudo isto, a janela tem ainda incorporados sistemas de deteção de aproximação e automatização de baixo consumo energético. Associada à App existe uma plataforma online para controlo e visualização do estado da janela.

A janela inteligente, que integra vários sistemas autónomos, de interação e domótica, promete revolucionar os setores da Construção e Arquitetura, indo além dos atuais objetivos de eficiência energética e sustentabilidade ambiental.

O Projeto SmartFRAME é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

Fonte: CeNTI