Eficiência Energética no Hospital Garcia de Orta em fase de conclusão

Ago 16, 2022 | Notícia, Projetos

O Projeto de Eficiência Energética no Hospital Garcia de Orta, em Almada, com apoio de fundos europeus, já está em fase de conclusão!

No âmbito do projeto foram instalados 2800 painéis de produção de energia solar para autoconsumo, com o objetivo de poupar energia e reduzir a emissão de CO2.

Um investimento de mais de 788 mil euros, com apoio do Fundo de Coesão, através do PO SEUR – Programa de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, que pretende tornar as instituições mais eficientes do ponto de vista ecológico, através do aperfeiçoamento técnico dos seus edifícios e infraestruturas.

Além da instalação dos painéis fotovoltaicos, o Garcia de Orta procedeu ainda à implementação de um conjunto de outras medidas de melhoria da eficiência energética.

Esaas medidas incluem a substituição de iluminação por tecnologia LED, a substituição de UTA’s (Unidade de Tratamento de Ar), a substituição de isolamento da distribuição de energia térmica, a instalação do sistema de monitorização nos sistemas de utilização de energia elétrica e de energia térmica, com controlo automático de setpoint (Sistema de Gestão Centralizada), e a aplicação de isolamento nas paredes exteriores com aglomerado de cortiça.

“Com a implementação do projeto integrado de gestão e racionalização energética no HGO será possível reduzir a fatura energética das instalações; instalar equipamentos e redes de elevada eficiência energética; reduzir a dependência de combustíveis fósseis e transitar para uma economia com baixas emissões de carbono, tornando este Hospital muito mais económico e amigo do ambiente”, afirmou Vera Almeida, vogal executiva do Conselho de Administração do HGO, citada em comunicado.

 

Fonte: POSEUR