O projeto OceanTech, cofinanciado por fundos europeus, desenvolveu uma solução pioneira com recurso a tecnologias e sistemas de comunicação inovadores que permitem a recolha, monitorização e gestão de conhecimento sobre o mar profundo.
O projeto, cofinanciado pelo Programa CRESC Algarve 2020, visou a afirmação das entidades empresariais do consórcio OceanScan, Tekever, Stratosphere, Usimeca, em colaboração com entidades do sistema I&I (Univ. Porto, Técnico Lisboa, UAlg, CEIIA, IPMA), enquanto players únicos no mercado mundial.
Para mais conhecimento sobre o mar profundo, o OceanTech utilizou plataformas colaborativas de recolha de dados distintas como veículos autónomos, plataformas fixas e veículos híbridos.
O esforço do consórcio e a consolidação de networks existentes/novas, permitiu a dinamização das capacidades de I&D do pessoal e das exportações, bem como uma efetiva transferência do conhecimento e valorização dos resultados de I&D das entidades.
Contribuiu ainda para o reforço do posicionamento competitivo no médio e longo prazo, através do investimento em atividades de I&D para o desenvolvimento de produtos inovadores e soluções tecnológicas.
Fonte: Algarve2020