Na ilha da Culatra a descarbonização da atividade piscatória, com especial enfoque na aquicultura dedicada aos bivalves, é já uma realidade com o projeto CULATRA 2030 que conta com apoio de fundos europeus.
A Associação dos Moradores da Ilha da Culatra tem vindo a definir e executar uma estratégia de desenvolvimento local em que as atividades económicas são aliadas da sustentabilidade ambiental.
A CULATRA 2030 – Comunidade Energética Sustentável é uma de seis ilhas europeias que a UE selecionou para ser comunidade-piloto de energias renováveis.
Assim, com o apoio do Programa MAR 2020, entraram em funcionamento a embarcação, movida a energia solar, que foi construída para dar apoio à atividade dos mais de 80 moluscicultores da ilha da Culatra, os equipamentos fotovoltaicos para os apoios de pesca e equipamento de armazenagem de energia, bem como a unidade de carregamento de barcos solares para apoio às atividades de aquicultura e marítimo-turísticas.
Estes projetos visam contribuir para a descarbonização da Ria Formosa promovendo a conservação da sua biodiversidade.
Conheça melhor este e outros projetos apoiados pelo MAR 2020 que estão a acontecer na Ilha da Culatra, no primeiro episódio da série Mudar para Melhor conduzida pela apresentadora Fátima Lopes, cuja temporada de seis episódios vai ser transmitida na SIC Mulher a partir de dia 31 de julho.
Fonte: Mar2020