Concluída remoção de resíduos perigosos em São Pedro da Cova

Jul 20, 2022 | Notícia, Projetos

A maior e mais exigente operação de recuperação de um passivo ambiental da Região Norte de sempre, nas antigas minas de São Pedro da Cova, em Gondomar, foi concluída dia 20 de Julho, com apoio de fundos europeus.

Nessa data saiu o último camião carregado com resíduos perigosos que ali estiveram depositados, sendo encaminhados, por via ferroviária, para aterro licenciado, com condições para o seu tratamento e depósito.

O investimento ascendeu a quase 30 milhões de euros, tendo beneficiado de financiamento, em momentos e fases distintas, dos fundos europeus através do Programa NORTE 2020 e do Fundo Ambiental, conforme explicado no site da CCDR Norte.

Ao todo, a operação, iniciada em 2014, procedeu à remoção de mais de 292 mil toneladas de resíduos perigosos, provenientes da Siderurgia Nacional e depositados nas escombreiras das antigas minas de São Pedro da Cova, em Gondomar, entre 2001 e 2002.

A quantidade de resíduos associada à extensão e à orografia do terreno, marcada por depressões com área e profundidade apreciáveis, a elevada densidade de vários maciços ferrosos, a perigosidade dos resíduos contaminados e a deteção de algum material explosivo durante a operação, tornaram o projeto especialmente exigente e complexo.

“É um momento histórico para São Pedro da Cova, para a sua população em particular, mas também para Gondomar e para toda a Região Norte”, sublinha o Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha. “Vira-se, hoje, em definitivo, uma página de má memória ambiental do país e desata-se um nó da garganta da população local”.

 

Fonte: CCDRNorte