‘SMARTCUT’ um projeto inovador para a digitalização da indústria florestal

Jun 30, 2022 | Notícia, Projetos

O Projeto ‘SMARTCUT’ visa a investigação e desenvolvimento de uma solução modular para sensorização, telemanutenção e simulação de máquinas florestais, que potenciará tarefas de telediagnóstico, telemanutenção, monitorização florestal e formação remota, reduzindo custos de assistência.

O ‘SMARTCUT’ – Diagnóstico e Manutenção Remota e Simuladores para Formação de Operação e Manutenção de Máquinas Florestais, é cofinanciado pelo Programa COMPETE 2020, envolvendo um investimento elegível de 1,6 milhões de euros a que corresponde um incentivo FEDER de 1,1 milhões de euros.

O projeto está alinhado com a Digitalização da Indústria, permitindo à Cutplant Solutions S.A., detentora da marca VICORT e líder do projeto, incorporar nos seus produtos tecnologias inovadoras de grande valor acrescentado.

Foca-se na conceção e desenvolvimento de soluções integradas de eletrónica e automação para construção de Digital Twins e integração com módulos de simulação através de tecnologias de realidade virtual e aumentada.

Os custos de manutenção das máquinas florestais são um dos elementos mais relevantes nas operações florestais. Na maior parte das situações, o custo maior não advém da reparação propriamente dita, mas do tempo de imobilização da máquina e o impacto que essa paragem poderá ter na cadeia de serviços, levando à paragem dos equipamentos pela falta de abastecimento.

A identificação da natureza das avarias e a rapidez de resposta da assistência técnica é um fator crítico de sucesso. Esta questão é amplificada quando a empresa vendedora das máquinas florestais pretende atuar nos mercados externos e o seu enquadramento é o de uma PME, em que os recursos humanos, técnicos e financeiros são mais limitados, ficando dependente de representantes locais com os mesmos problemas, mas que têm igualmente de ser capacitados tecnicamente de modo a transmitir confiança aos potenciais clientes.

O projeto SMARTCUT foca-se na conceção e desenvolvimento de uma solução de sensorização de equipamentos florestais baseada em tecnologia CAN, que permita a execução de tarefas de telediagnóstico, telemanutenção e monitorização da floresta pela empresa produtora dos equipamentos e/ou dos seus representantes, em cada país de atuação.

Centra-se também na conceção e desenvolvimento de uma ferramenta de autoria de cenários de treino virtuais inovadora que irá tirar partido de um simulador físico/emulador para recriar, via realidade virtual, a operação e as condições de avaria dos equipamentos e, simultaneamente, as características urográficas e físicas encontradas no terreno.

Esta ferramenta irá permitir formar e/ou melhorar a eficiência operacional dos operadores dos equipamentos florestais e dos técnicos de manutenção, contribuindo para a redução e reparação mais rápida das avarias e para a gestão e manutenção de cenários de treino baseados em realidade virtual imersiva e, por esta via, contribuir para um aumento da sua competitividade.

 

Fonte: Compete2020