O Projeto CARBON TEAM, com apoio de fundos europeus, é o resultado de uma parceria de empresários de Portugal, Alemanha e Taiwan, todos ligados ao mercado da bicicleta e pretende ser a alternativa aos fornecedores asiáticos, combatendo a lacuna que existe no mercado europeu.
No mercado da bicicleta, o Mundo depende a 100% de fornecedores asiáticos de componentes, nomeadamente em carbono, acarretando graves problemas logísticos a que hoje todas as marcas europeias estão sujeitas.
O CARBON TEAM, é cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 7,3 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,7 milhões de euros.
Tem por objetivo desenvolver e produzir componentes em fibra de carbono, nomeadamente quadros, guiadores, seat posts e outros para o mercado da bicicleta, sobretudo para média e alta gama de bicicletas produzidas na Europa.
Fruto da tecnologia utilizada, a CARBON TEAM consegue produzir produtos ultraleves que para o mesmo nível de resistência, comparando com o processo asiático, apresenta um peso inferior entre 20 a 30%.
O COMPETE 2020 foi a alavanca essencial para a empresa responder aos desafios que as principais marcas de bicicleta colocaram, possibilitando o acesso a tecnologias, processos e a um nível de conhecimento interno das equipas permitindo acompanhar tecnologicamente o que de melhor se faz no mundo da bicicleta.
Além de produzir já um dos quadros de bicicleta mais leve do mundo com o seu processo único e tecnologicamente muito mais avançado do que se faz na Ásia, a CARBON TEAM aposta fortemente na digitalização e automatização dos seus processos com objetivos de rastreabilidade total do produto e zero utilização do papel na sua fábrica.
Fonte: Compete2020