Idosos em Albufeira vão ter portas abertas para o mar

Mai 30, 2022 | Notícia, Projetos

Com a costa ali bem perto, a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira tem quase concluída a nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, um projeto cofinanciado por fundos europeus, destinado a séniores com vontade de se manterem autónomos, saudáveis e ligados à comunidade.

O edifício, que mais parece um hotel, é só mais um condimento para que os futuros inquilinos possam envelhecer alegremente. Além da estrutura residencial para 57 pessoas, inclui Serviços de Apoio Domiciliário capazes de chegar a 40 utentes, Centro de Dia para acolher outros 33 e uma creche que vem oferecer 42 vagas às respostas à infância no concelho.

Ao todo, o investimento chega aos 5,2 milhões de euros, comparticipado em quase 1,5 milhões pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional CRESC Algarve 2020.

A uns privilegiados 500 metros da Praia de Olhos d’Água, a nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas tem bancos e mesas para aproveitar o bom tempo dominante, o interior privilegia a entrada de luz natural e até o desenho das varandas dos quartos convida a apreciar o contexto, que tantos turistas atrai a Albufeira.

A própria configuração do alojamento assemelha-se à de uma unidade hoteleira. Conta com 12 quartos individuais, outros 21 duplos, todos com casa de banho privativa. Há ainda um quarto triplo, dedicado a quem necessitar de maior apoio à autonomia, mas é o carácter amplo das áreas comuns que merece destaque.

É caso para dizer que o ar de hotel e não de espaço fechado funciona como tónico ao estilo de vida ativo que a Santa Casa projeta para os futuros utentes, uma obra há muito aguardada no concelho.

“Estou convencida de que quem decidir morar aqui, vai ganhar qualidade de vida, mantendo a autonomia e a ligação à comunidade”, nota a Provedora da Santa Casa, apontando o objetivo de, com este equipamento, mudar por completo o modelo de assistência ao envelhecimento em Albufeira.

Saiba TUDO sobre o projeto aqui!

 

Fonte: Algarve2020