O Projeto Go Green, cofinanciado por fundos europeus, desenvolveu um produto disruptivo na indústria de café – cápsulas ecológicas que permitirão substituir as atuais soluções de mercado à base de plásticos petroquímicos.
Esta inovação, assente em novo conhecimento científico gerado na área de compósitos poliméricos, irá possibilitar a redução do impacto ambiental associado a estes produtos, já que visou o desenvolvimento de cápsulas biodegradáveis e compostáveis.
O Go Green é promovido pela DELTA Cafés e conta com o apoio do Programa Operacional COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 933 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 473 mil euros.
O projeto teve como objetivo a redução na utilização de polímeros derivados do petróleo, através do reaproveitamento e valorização dos resíduos do consumo de café, bem como a eliminação dos plásticos.
Como tal, o projeto pretendeu modificar a composição química das cápsulas de café atuais, pela criação de compósitos de matriz termoplástica reforçados com borra de café e resíduos de cápsulas.
A Novadelta procedeu ao estudo de polímeros a serem utilizados como parte integrante da cápsula de café a criar, preservando as características do café e assegurando a qualidade e excelência dos seus produtos, bem como a longevidade dos mesmos para comercialização nos mercados nacionais e internacionais.
Fonte: Compete2020