O Município de Trofa anunciou um investimento de 1,04 milhões de euros, comparticipado a 100% pelo Programa Operacional COMPETE 2020, destinado à recuperação e valorização da Rede Hidrográfica do Ave, para devolver o rio à população local.
A aprovação da candidatura permitirá concretizar um conjunto de intervenções de limpeza e consolidação de uma parte substancial da rede hidrográfica do rio Ave, que deverão estar concluídas até dezembro de 2023.
A intervenção é financiada pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), com um investimento elegível de 1 045 339,90 euros.
A obra deverá iniciar-se entre setembro e outubro, e vai contemplar a “limpeza, desobstrução, desassoreamento dos rios e ribeiras dos afluentes do rio Ave no concelho, bem como a preservação e reposição da galeria ripícola, com nove linhas de água, a estabilização das margens e beneficiação de habitat para espécies ribeirinhas em domínio hídrico”, refere a autarquia.
Os trabalhos incluem a “reabilitação de três infraestruturas hidráulicas degradadas no rio, correspondendo a construções já existentes no meio hidrográfico, com tradição na gestão do recurso hídrico, no controlo dos níveis dos planos de água, na contenção das margens e gestão do regime hidrográfico e o reforço dos sistemas de monitorização da qualidade da água”.
Fonte: JN/CMTrofa