As Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) podem candidatar-se até 25 de janeiro a fundos europeus do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência para instalarem Centros de Formação para Trabalhadores da Administração Pública.
O PRR prevê fundos para formação de funcionários públicos, da administração central e local, no âmbito do Programa Qualifica AP, e foi decidido alargar a rede de centros de formação e criar cinco Centros Qualifica AP nas diversas regiões do território do continente, que ficarão sediadas nas CCDR (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve).
No AVISO dirigido às CCDR o investimento do PRR na Capacitação da AP – formação de trabalhadores e gestão do futuro, abre caminho ao reforço das respostas providenciadas pelos atuais Centros Qualifica, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos da Administração Central e Local.
A opção por sediar os Centros Qualifica AP nas CCDR visa, por um lado, a territorialização dos fundos do PRR e, por outro, o alargamento da oferta de respostas na área da certificação escolar e profissional adequadas às necessidades dos serviços públicos, desconcentrados ou autárquicos, em cada uma das regiões.
Com isto, espera-se garantir que esta medida chega aos trabalhadores em funções públicas de todo o território, o que contribui também para a coesão territorial.
Estes 5 Centros Qualifica AP, em conjunto com o já criado Centro Qualifica AP para a Administração Local sediado na Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL), prevêem a emissão de 17 mil certificados de conclusão da certificação escolar ou profissional até ao primeiro trimestre de 2026.
Saiba mais no website do PRR em CANDIDATURAS.
Fonte: PRR