Modernização da Linha de Cascais com apoio de fundos europeus

Dez 28, 2021 | Geral

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou o concurso para a empreitada de Modernização da Via e Catenária da Linha de Cascais, que integra o plano de requalificação desta ligação ferroviária e vai exigir um investimento de cerca de 36 milhões de euros, apoiado por fundos europeus.

A intervenção integra o projeto de modernização e requalificação integral da Linha de Cascais, sendo cofinanciado pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no âmbito do Portugal 2020.

O projeto pretende aumentar a sustentabilidade económica e ambiental, bem como a eficiência do serviço ferroviário, de modo a incentivar a utilização do transporte público por parte dos milhares de pessoas que diariamente se deslocam para Lisboa.

No âmbito da empreitada denominada “Linha de Cascais – Via e Catenária” está prevista a migração do atual sistema de eletrificação – de 1500 V para 25 kV -, o que permite harmonizar as condições de exploração desta linha com o resto da Rede Ferroviária Nacional e reduzir anualmente em mais de 1 milhão de euros os custos de energia suportados pela CP – Comboios de Portugal com a operação do serviço.

Estão ainda previstas várias outras intervenções, destacando-se:

  • Implementação de sete novas diagonais de contravia;
  • Alterações de layout nas Estações de Oeiras e Cascais;
  • Criação de uma nova ligação ao Parque de Material de Carcavelos.

O investimento na Modernização da Linha de Cascais tem como principais objetivos promover serviços de transporte mais eficientes de modo a reduzir o consumo de energia de tração e envolve a realização de trabalhos ao nível de:

  • Catenária e Via – Concurso para a empreitada em curso;
  • Energia de Tração, incluindo construção de nova Subestação de Tração em Sete Rios – Empreitada em contratação;
  • Sinalização Eletrónica – Empreitada em curso;
  • Implementação de Sistemas de Videovigilância e Informação ao Público – Concursos em preparação;
  • Beneficiação de Estações e Apeadeiros, intervenções em Passagens de Nível (PN) e nos atravessamentos de Nível em Estação/Apeadeiro – Projeto em elaboração;
  • Supressão da PN Rodoviária de São João, última passagem de nível rodoviária ainda em funcionamento na linha de Cascais – Projeto em elaboração.

Segundo a IP “trata-se, por isso, de um projeto de grande importância, cuja concretização, aliada à aquisição de novos comboios para os serviços suburbanos que a CP está a promover, irá reforçar e melhorar substancialmente a oferta de transporte público, potenciando o crescimento da procura e a maior sustentabilidade económico-financeira do sistema ferroviário na região de Lisboa”.

 

Fonte: IP