O PO CH – Programa Operacional Capital Humano lançou o Aviso de abertura de concurso n.º POCH-67-2021-11 para apoiar 3 ações específicas, inseridas no Plano Integrado de Recuperação das Aprendizagens, dinamizadas pela Direção-Geral da Educação (DGE), com uma dotação máxima de 5 milhões de euros do Fundo Social Europeu.
O Aviso está inserido na Tipologia de Operação 4.1 que permite apoiar intervenções específicas e inovadoras para a promoção do sucesso escolar dos jovens, proporcionando aprendizagens orientadas por princípios e valores que resultem em atitudes, condutas e comportamentos éticos.
O único destinatário do concurso é a DGE enquanto beneficiário responsável pela execução das políticas relativas às componentes pedagógica e didática dos ensinos básico e secundário.
No âmbito do Plano Integrado de Recuperação das Aprendizagens são apoiadas as seguintes ações:
- Ler – Conhecer, Aprender e Ensinar – visa o acesso livre a ferramentas digitais que forneçam aos professores formas fiáveis de aferição da competência de leitura, materiais didáticos direcionados para dificuldades específicas, informação de qualidade certificada sobre metodologias e procedimentos e recursos formativos e de acompanhamento das ações promovidas.
- Escola a Ler – suportado pelos Professores bibliotecários e os professores de Português/titulares de turma, o projeto Escola a Ler promoverá a realização de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros e que os motivem e estimulem à prática regular e continuada da leitura e da escrita.
- Programa para Competências Sociais e Emocionais – pretende o desenvolvimento de projetos de capacitação de jovens, docentes e outros técnicos, ao nível das competências socioemocionais e relacionais. O objetivo final será formar líderes capazes de cuidar, escutar, confiar e promover a reconciliação construindo pontes, promovendo sempre a dignidade humana.
Os destinatários finais do Aviso POCH-67-2021-11 são os alunos dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do ensino público, das regiões Norte, Centro e Alentejo, que irão usufruir das operações apoiadas ao abrigo do plano a ser implementado nas escolas abrangidas. As operações devem ser concluídas até 30 de setembro de 2023.
As candidaturas estão abertas até ao dia 31 de janeiro de 2021, e devem ser submetidas através de formulário eletrónico no Balcão do Portugal 2020.
No eixo prioritário de apoio 4, o investimento do PO CH, através do Fundo Social Europeu (FSE), já ultrapassou os 227 milhões de euros (M€) de montante total elegível aprovado, dos quais 208 M€ são FSE.
Aceda aqui ao Aviso POCH-67-2021-11.
Fonte: POCH