Graças à iniciativa DiscoverEU, a Comissão Europeia vai disponibilizar passes ferroviários gratuitos a 60 000 jovens europeus, com idades compreendidas entres os 18 e os 20 anos.
As candidaturas abriram dia 12 de outubro, às 12h00 e terminam a 26 de outubro, às 12h00, para um período de viagem em 2022, que será o Ano Europeu da Juventude.
Esta fase de candidaturas está aberta aos jovens europeus nascidos entre 1 de julho de 2001 e 31 de dezembro de 2003.
Excecionalmente, os jovens de 19 e 20 anos de idade também podem candidatar-se, uma vez que as fases de candidaturas em que podiam participar foram adiadas devido à pandemia de COVID-19.
Os candidatos escolhidos poderão viajar, por um período máximo de 30 dias, entre março de 2022 e fevereiro de 2023.
Como a evolução da pandemia continua a ser uma incógnita, todos os viajantes beneficiarão de reservas flexíveis através de um novo passe de viagem móvel. A data de partida pode ser alterada até ao momento da partida. Os passes de viagem móveis têm validade de um ano.
Aconselha-se todos os viajantes a verificarem as eventuais restrições de viagem na plataforma ReopenEU.
Os candidatos selecionados podem viajar sozinhos ou em grupos de cinco (todos dentro da faixa etária elegível).
Para reforçar as viagens sustentáveis – e, deste modo, apoiar o Pacto Ecológico Europeu – os participantes na iniciativa DiscoverEU viajarão predominantemente de comboio.
A cada Estado-Membro é atribuído um número de passes de viagem baseado na sua população e proporcionalmente à população total da União Europeia. Mais informações no comunicado de imprensa e na ficha informativa.
Fonte: CEPortugal