O Projeto ‘Portuguese Coffee – a blend of stories to the World’, cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020, visa reforçar o posicionamento do café português em mercados consolidados e abordar novos mercados, apostando no reconhecimento e valorização da marca coletiva.
O projeto foi lançado pela AICC – Associação Portuguesa do Café, para promover internacionalmente o café português, de modo a demonstrar as suas características autênticas, bem como a história e tradição que o envolvem, alcançando o reconhecimento e valorização do produto e das marcas ligadas a esta indústria em Portugal.
A AICC sublinha que “a cultura do café faz parte da história do nosso país” e, por isso, assume-se como um tópico relevante sua divulgação e destaca que esta é a segunda bebida mais consumida no mundo e “Portugal é significativamente representado por grandes marcas que defendem cafés de alta qualidade e com características únicas”.
Este projeto tem uma componente de estudos de mercado mas também missões institucionais ao Reino Unido e Canadá, assim como uma missão inversa de compradores, por altura da realização do Lisbon Coffee Fest, o maior evento do sector no país, adiado para 2022 devido às atuais condições de saúde pública.
O projeto ‘Portuguese Coffee – A Blend of Stories To The World’ foi cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do SIAC – Sistema de Apoio às Ações Coletivas.
Promovido pela AICC, o projeto envolveu um investimento elegível de 201 mil euros, dos quais 171 mil euros são provenientes do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Fonte: Compete2020