A Comissão Europeia acaba de lançar uma PUBLICAÇÃO que explica tudo sobre os apoio do orçamento plurianual 2021-2027 e o Next Generation EU e a forma como estes instrumentos em conjunto enfrentam a recuperação da Europa pós pandemia.
Em 2020, a União Europeia (UE) deu uma resposta sem precedentes à crise do coronavírus. No centro dessa resposta está um pacote no valor de 2.018 mil milhões de euros, que inclui o orçamento de longo prazo da UE para 2021-2027, no valor de 1.211 mil milhões de euros, acrescidos de 806,9 mil milhões de euros provenientes do NextGenerationEU, um instrumento temporário para impulsionar a recuperação.
A UE define os limites das suas despesas no quadro financeiro plurianual, o orçamento de longo prazo da UE para os próximos 7 anos. Dessa forma, garante os recursos necessários para as suas prioridades políticas, como a Digitalização e o Acordo Verde.
O orçamento também garante flexibilidade, permitindo assim respostas em circunstâncias imprevistas. O orçamento de longo prazo de 2021-2027, procurará apoiar a recuperação, investindo nas regiões da UE, agricultores, empresas, investigadores, estudantes e cidadãos em geral.
Os programas financiados no âmbito do quadro financeiro plurianual estão agrupados em sete categorias:
- MERCADO ÚNICO, INOVAÇÃO E DIGITAL
- MIGRAÇÃO E GESTÃO DE FRONTEIRAS
- RECURSOS NATURAIS E MEIO AMBIENTE
- SEGURANÇA E DEFESA
- OS PAÍSES VIZINHOS E O MUNDO
- ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EUROPEIA
Embora o NextGenerationEU seja um instrumento separado, o seu financiamento será canalizado através de programas que fazem parte do orçamento de longo prazo. Várias rubricas são, portanto, financiadas tanto sob o quadro financeiro plurianual como sob o NextGenerationEU.
Juntos, os instrumentos ajudarão a reparar o cenário económico e os danos sociais causados pela pandemia de coronavírus e a orientar a transição para uma Europa moderna, sustentável e mais resiliente.
Consulte AQUI:
| ‘FACTS AND FIGURES – The EU’s 2021-2027 long-term Budget and NextGenerationEU’
Fonte: CE