Plano de Ação europeu para estimular a produção biológica

Mar 30, 2021 | Sem categoria

A Comissão Europeia apresentou um Plano de Ação para o Desenvolvimento da Produção Biológica com o objetivo de estimular a produção e o consumo de produtos biológicos.

 

Pretende-se que, até 2030, 25 % dos terrenos agrícolas sejam dedicados à Agricultura Biológica, bem como impulsionar a Aquicultura Biológica.

 

A produção biológica traz uma série de vantagens importantes: os campos com culturas biológicas apresentam cerca de 30% mais de biodiversidade, os animais de criação biológica gozam de um maior bem-estar e consomem menos antibióticos.

 

Os agricultores biológicos auferem rendimentos mais elevados e são mais resilientes e os consumidores sabem exatamente o que estão a comprar graças ao logótipo biológico da UE.

 

O Plano de Ação está em sintonia com o Pacto Ecológico Europeu e as estratégias do Prado ao Prato e de Biodiversidade.

 

O Plano foi concebido de modo a proporcionar a um setor biológico já em rápido crescimento as ferramentas necessárias para alcançar a meta dos 25 %. Introduz 23 ações estruturadas em torno de três eixos: Intensificação do consumoaumento da produção e melhoria da sustentabilidade do setor

 

A Comissão encoraja os Estados-Membros a desenvolver planos de ação nacionais para o setor biológico a fim de aumentar a quota nacional de agricultura biológica.

 

Os planos de ação nacionais para o setor biológico complementarão os Planos Estratégicos da PAC graças à aplicação de medidas que vão para além da agricultura e do que é oferecido no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC).

 

Saiba mais aqui.

 

 

Fonte: CE