AÇORES 2020 aprova 14 novos projetos e reforça apoio ao Turismo

Jan 21, 2021 | Sem categoria

O Programa Operacional AÇORES 2020 aprovou 14 novos projetos em diversas áreas num montante total de investimento superior a 7.2 milhões de euros, cofinanciados a uma taxa de comparticipação de 85% a fundo perdido pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Os projetos abrangem diversas áreas temáticas, destacando-se um investimento de mais de 2.7 milhões de euros para a 0timização e Gestão de modo eficiente dos Recursos Hídricos, cerca de 1.7 milhões de euros para a Promoção da Mobilidade Urbana Sustentável, mais de 1.2 milhões de euros para o Aumento da Capacidade de Resiliência a Situações de Catástrofes, e mais de meio milhão para a Promoção do Património Natural e Cultural, entre outros.

 

INCENTIVOS A EMPRESAS DO SETOR DO TURISMO

 

As empresas do setor do Turismo, que submeteram candidaturas ao Programa de Apoio aos Custos Operacionais das Empresas do Setor do Turismo, uma medida extraordinária aprovada no contexto de pandemia COVID-19 com vista à dinamização da economia, têm agora um reforço da sua liquidez, traduzido em mais de um milhão de euros de incentivos às empresas do setor, conforme anunciado pelo Governo dos Açores.

 

Esta medida, que tem como objetivo “manter os postos de trabalho neste setor”, destina-se a empresários que tenham “uma significativa perda de receitas resultante do constrangimento da sua atividade”, nomeadamente empresas de alojamento, restauração, aluguer de veículos, agências de viagens, operadores e guias turísticos.

 

Converte-se num apoio não reembolsável para gastos com eletricidade, água, vigilância e segurança, rendas e alugueres, seguros e comunicações, tendo alguns dos apoios atribuídos atingido os 125 mil euros, informou a Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública.

 

A implementação destas medidas tem vindo a fazer-se através de um trabalho coordenado com as autoridades europeias, de modo a promover a agilização do recurso a fundos da União Europeia e o cumprimento das regras relativas à sua utilização.

 

 

Fonte: Açores2020/Governo dos Açores