Projeto português ‘Flaw4life’ vence Prémio LIFE

Out 22, 2020 | Sem categoria

O projeto português Flaw4life, que se dedica a aproveitar “fruta feia”, recebeu esta quarta-feira o Prémio LIFE para o Ambiente da União Europeia (UE), sendo também o mais popular entre o público.

 

O Projeto Flaw4life, salienta a Representação da Comissão Europeia em Portugal, em comunicado, reduziu até agora o desperdício alimentar em mais de 2.300 toneladas, um valor comparável à quantidade anual de alimentos desperdiçados por 13.000 pessoas.

 

Os responsáveis do projeto português de “fruta feia” explicam no seu website que na Europa cerca de 30% das frutas e legumes é desperdiçado devido à aparência.

 

Na origem do projeto está o facto de os consumidores ao irem ao supermercado escolherem a fruta mais bonita, e como os supermercados não vendem a fruta feia deixaram de a comprar aos agricultores, pelo que 30% da fruta ia para o lixo devido à cor, tamanho e formato.

 

A cooperativa de consumo “Fruta Feia” compra diretamente aos agricultores os produtos rejeitados pelos supermercados e vende-os aos consumidores em pontos de entrega. Em cada semana cada ponto de entrega com 300 consumidores salva mais de uma tonelada de frutas e legumes.

 

Os prémios LIFE de 2020 foram esta quarta-feira entregues no decorrer da Semana Verde da UE, que decorreu exclusivamente online devido à pandemia de COVID-19 e que começou em Lisboa na segunda-feira e continua agora a partir de Bruxelas.

 

O Programa LIFE da UE para o Ambiente e Ação Climática distinguiu três categorias, a do Ambiente, para Portugal, a da Natureza, que premiou um projeto da Eslovénia, e da Ação Climática, para um projeto da Hungria.

 

Os Prémios LIFE reconhecem os projetos mais inovadores, inspiradores e eficazes nos domínios da proteção da Natureza, do Ambiente e da Ação Climática. Os vencedores foram selecionados entre 15 finalistas.

 

O Programa LIFE é o instrumento de financiamento da UE para o Ambiente e a Ação Climática. Desde 1992 já cofinanciou cerca de 5.400 projetos em toda a UE e em países terceiros.

 

O orçamento para 2014-2020 foi fixado em 3,4 mil milhões de euros, e para o próximo orçamento (2021-2027) a Comissão propõe aumentar o financiamento em quase 60%.

 

 

Fonte: CE/LIFE/Flow4life