Novos projetos de investigação apoiados pelo Horizonte 2020

Ago 12, 2020 | Sem categoria

Para dar resposta à persistente pandemia de coronavírus, a Comissão Europeia vai apoiar 23 novos projetos de Investigação com um montante de 128 milhões de euros, dois dos quais liderados por equipas portuguesas.

 

O financiamento, que será concedido ao abrigo do Horizonte 2020, o Programa de Investigação e Inovação da União Europeia, faz parte dos 1,4 mil milhões de euros que a Comissão afetou à iniciativa ‘Resposta Mundial ao Coronavírus’, lançada pela Presidente Ursula von der Leyen em maio de 2020.

 

Os 23 projetos pré-selecionados para financiamento envolvem 347 equipas de investigação de 40 países, incluindo Portugal, e abrangem 34 participantes de 16 países fora da UE.

 

Os projetos de investigação liderados por equipas portuguesas são o ‘ICU4Covid Cyber-Physical Intensive Care Medical System for Covid-19’, da UNINOVA – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias e o ‘INNO4COV-19 Boosting Innovation for COVID-19 Diagnostic, Prevention and Surveillance’, do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.

 

Foram ambos selecionados na categoria do desenvolvimento de tecnologias médicas e de ferramentas digitais para melhorar a deteção, a supervisão e a assistência aos doentes graças, entre outros, ao desenvolvimento de novos dispositivos que permitam um diagnóstico mais rápido, mais barato e mais fácil (incluindo à distância) e de novas tecnologias que protejam os trabalhadores do setor da saúde.

 

O financiamento permitirá aos investigadores fazer face à pandemia e às suas consequências, reforçando a capacidade da indústria para produzir e aplicar soluções facilmente disponíveis, desenvolver tecnologias médicas e ferramentas digitais, melhorar a compreensão dos impactos comportamentais e socioeconómicos da pandemia e retirar ensinamentos dos grandes grupos de doentes em toda a Europa.

 

Estas ações de investigação complementam os esforços anteriores para desenvolver diagnósticos, tratamentos e vacinas.

 

A Comissão está atualmente a negociar acordos de subvenção com os beneficiários selecionados.

 

Os Novos Projetos abrangerão:

 

  • A reorientação da indústria no sentido da produção rápida de material e de equipamento médico vital
     
  • O desenvolvimento de tecnologias médicas e de ferramentas digitais
     
  • A análise dos impactos comportamentais e socioeconómicos
     
  • A aprendizagem através da análise de grandes grupos (coortes) de doentes
     
  • O reforço da colaboração entre as coortes existentes a nível internacional e da UE

 

Saiba mais aqui

 

 

Fonte: CE