Plano de Investimento para a Europa supera a meta de 500 mil milhões de euros

Jul 3, 2020 | Sem categoria

A Comissão Europeia e o Grupo do Banco Europeu de Investimento (Grupo BEI) cumpriram o seu compromisso de mobilizar 500 mil milhões de euros de investimentos ao abrigo do Plano de Investimento para a Europa ainda antes do tempo.

 

Aproximadamente 1 400 operações foram aprovadas ao abrigo do FEIE – Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, com base numa garantia orçamental da União Europeia e nos recursos próprios do Grupo BEI.

 

Estas operações deverão gerar investimentos adicionais em torno de 514 mil milhões de euros em todos os países da UE e apoiar cerca de 1,4 milhões de pequenas e médias empresas.

 

Quando o Conselho e o Parlamento acordaram alargar, em 2017, o âmbito e a dimensão do FEIE, o objetivo consistia em mobilizar 500 mil milhões de euros até ao final de 2020. Os fundos destinavam-se a colmatar o défice de investimento resultante da crise financeira e económica que eclodiu em 2007 e 2008.

 

Ao longo dos últimos anos, e sobretudo após o surto de coronavírus, as prioridades do FEIE mudaram, tendo este fundo inspirado o novo programa de investimento InvestEU, lançado pela Comissão para o período de 2021-2027, para além de já contribuir para a Iniciativa de Investimento em Resposta ao Coronavírus.

 

O FEIE terá também um papel fundamental a desempenhar no quadro das diversas medidas preconizadas pelo instrumento NextGenerationUE para reconstruir a economia europeia na sequência do choque do coronavírus.

 

Para o efeito, assegurará o reforço do Instrumento de Apoio à Solvabilidade, que tem por objeto prevenir a insolvência das empresas europeias.

 

META SUPERADA

 

Desde julho de 2015, o FEIE mobilizou investimentos adicionais de 514 mil milhões de euros em toda a UE, tendo alcançado o objetivo visado seis meses antes do termo da iniciativa.

 

Ao longo dos últimos cinco anos, centenas de milhares de empresas e projetos têm beneficiado deste fundo, tornando a Europa mais social, mais ecológica, mais inovadora e mais competitiva.

 

Em PORTUGAL, o financiamento total ao abrigo do FEIE eleva-se a 3.7 mil milhões de euros, prevendo-se que mobilize investimentos adicionais no valor de 12.9 mil milhões de euros. Este valor corresponde a um terço do valor total do investimento realizado na economia portuguesa em 2019.

 

RELATÓRIO de 2019 sobre o FEIE realizado pelo BEI, elenca os diversos resultados concretos obtidos na sequência desta iniciativa. Graças ao FEIE:

 

  • Aproximadamente 20 milhões de agregados familiares passaram a dispor de acesso à banda larga de alta velocidade
     
  • Foram construídas ou renovadas cerca de 540 000 unidades de habitação social a preços acessíveis
     
  • 22 milhões de europeus beneficiam de melhores serviços de cuidados de saúde
     
  • Cerca de 400 milhões de passageiros por ano beneficiarão de infraestruturas de transporte novas ou modernizadas
     
  • 13,4 milhões de agregados familiares foram abastecidos por fontes de energias renováveis.

 

Saiba mais:

 

| Vídeo: O que é o FEIE? Juntos seremos mais fortes
 

| Sítio Web do Plano de Investimento
 

| Plano de Investimento para a Europa: PORTUGAL
 

| Base de dados completa dos projetos do FEIE
 

| Perguntas e respostas sobre o programa InvestEU 
 

| Perguntas e respostas sobre o Instrumento de Apoio à Solvência

 

 

 

Fonte: Rep. CE Portugal