Projeto INHERIT promove o turismo sustentável

Mai 13, 2020 | Sem categoria

Uma mata de dunas litorais no sudeste de Portugal foi anunciada como área piloto para integrar o projeto INHERIT que visa valorizar e proteger as áreas naturais costeiras do Mediterrâneo, através da promoção do turismo sustentável.

 

O projeto INHERIT é cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Cooperação Interreg MED.

 

A Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António será a primeira a receber o selo de «área INEHERITURA» em Portugal. A área foi criada há cerca de um século para conter o avanço das dunas e criar uma barreira entre a costa e a zona urbana. Atualmente, é utilizada por turistas e desportistas para a prática de treinos e atividades de lazer.

 

Em colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Associação de Desenvolvimento do Baixo Guadiana (Odiana), foram criados percursos pedestres, de cicloturismo e de observação de aves.

 

O INHERIT visa reduzir o impacto negativo que o turismo tem sobre a costa do Mediterrâneo Europeu através da conservação do património natural e da promoção do turismo sustentável.

 

É cofinanciado pelo Programa Interreg MED e conta com 15 parceiros em dez países.
 

Fonte: CE/Med