Solidariedade entre os países da União Europeia em VÍDEO

Abr 15, 2020 | Sem categoria

Parlamento Europeu divulgou recentemente um VÍDEO sobre a entreajuda dos países da União Europeia contra a COVID-19.

 

Desde doar ventiladores a receber pacientes em estado grave, os países europeus estão a ajudar-se mutuamente. Com o surto do coronavírus a afetar todos os países, os Estados-Membros estão lado a lado e determinados a enfrentá-lo juntos.

 

O apoio não consiste apenas em donativos de equipamento médico essencial como máscaras e ventiladores. Os países também acolhem pacientes em estado crítico de outras partes da União e ajudam a repatriar os cidadãos que ficaram isolados noutro país.

  

Os hospitais das áreas mais duramente atingidas pelo COVID-19 estão sob grande pressão. Por isso, os países com camas disponíveis estão a colaborar para dar apoio aos seus vizinhos. 

 

A Alemanha está a tratar dezenas de pacientes de coronavírus da França e da Itália. O Luxemburgo acolheu vítimas de Mulhouse, na França, e os hospitais austríacos estão a tratar pacientes italianos evacuados. 

 

Mas o esforço não acaba aí. No seu conjunto, a Alemanha, a França e a Itália doaram perto de 4 milhões de máscaras e dezenas de milhares de fatos de proteção aos trabalhadores da saúde italianos, e a Alemanha entregou milhões de luvas e máscaras à Áustria e à Suécia. 

 

A República Checa doou 20000 aventais às autoridades italianas e espanholas. 

 

Juntos, os países são mais fortes, e por isso a UE está agora a organizar a aquisição conjunta de máscaras, ventiladores e equipamento médico. 

 

Pela sua parte, a cooperação dos investigadores ultrapassa as fronteiras na procura de tratamentos e de uma vacina, e o Parlamento Europeu tem aprovado medidas para os apoiar. 

 

A solidariedade não é uma palavra vazia para os cidadãos europeus apanhados fora da UE em plena pandemia. Os Estados-Membros, em coordenação com a Proteção Civil da UE, procederam à repatriação de dezenas de milhares de cidadãos da UE. 

 

Doze países organizaram voos de repatriação, para os seus cidadãos e para outros cidadãos da UE. Mais voos trarão cidadãos do Reino Unido e da UE de volta a casa nos próximos dias.

 

Saiba mais:

| VÍDEO Solidariedade UE
 

| Solidariedade europeia em ação

 

Fonte: PE/CE