Açores reforça apoio à investigação marinha e à contratação de investigadores

Dez 30, 2019 | Sem categoria

O Programa Operacional AÇORES 2020 publicou recentemente um AVISO de concurso para apoiar projetos de Investigação e Desenvolvimento alinhados com a Especialização Inteligente definida para a Região (RIS3 Açores) no eixo ‘Pescas e Mar’.
 

Num investimento de 2,2 milhões de euros, cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, em 1,8 milhões de euros, e pelo Orçamento da Região, o concurso agora publicado destina-se à Universidade dos Açores.

 

A Universidade deve candidatar-se tendo em vista a implementação e execução de um projeto científico na área do Mar, sendo o centro de investigação OKEANOS a unidade de referência, que deve incluir a contratação de 10 doutorados, por um período de três anos, para o Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP).
 

De acordo com o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, o objetivo deste AVISO é “reforçar as condições de base para a produção científica e inovação, especificamente no domínio prioritário do Mar”, adiantando que “é uma área de grande relevo no âmbito das atuais estratégias regionais, nacionais e internacionais, e de grande impacto para o desenvolvimento socioeconómico e coesão”.
 

“A aposta na contratação de recursos humanos qualificados, promovendo, desta forma, o emprego científico e o reforço do sistema científico regional, fixando investigadores e contribuindo para a sua estabilidade laboral”, salientou Gui Menezes.
 

O AVISO está acessível na página web do Açores 2020, e vai decorrer até ao dia 26 de Janeiro de 2020.

 

 

Fonte: Lusa/Açores2020