Parlamento Europeu elege a nova Comissão Europeia

Nov 22, 2019 | Sem categoria

Depois de ouvirem os comissários indigitados, os eurodeputados vão decidir, no dia 27 de novembro, se aprovam a nova Comissão Europeia, permitindo que comece a desempenhar as suas funções.

 

Um voto favorável na sessão plenária de quarta-feira pode pôr termo ao longo processo de exame dos comissários indigitados para as diferentes comissões. O objetivo do inquérito do Parlamento Europeu é assegurar que o órgão executivo da UE tem a legitimidade democrática para agir em nome dos interesses dos europeus.

 

Os eurodeputados elegeram Ursula von der Leyen como Presidente da Comissão Europeia, em julho.

 

Nessa altura, desde o final de setembro até meio de novembro, as comissões parlamentares organizaram audições com cada um dos nomeados, para aferir as suas competências para o posto em questão.

 

No dia 21 de novembro, os líderes dos grupos políticos e o Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, concordaram que o processo de verificação está agora completo e que o PE está pronto para um voto decisivo em plenário.

 

Na quarta-feira, 27 de novembro, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai apresentar a equipa e o programa do órgão executivo da UE. Depois do debate, os eurodeputados vão decidir por maioria de votos se a Comissão é eleita ou não.

 

Se for aprovada, a nova Comissão deve começar a desempenhar funções no dia 1 de dezembro.

 

Veja o debate e a votação em direto ou na página oficial de Facebook do Parlamento Europeu.

 

Para saber mais: 

 

| Novo Parlamento e nova Comissão  

 

 

Fonte: PE