O novo centro de processamento de banana da Madeira vai custar 9,3 milhões de euros e deve ficar concluído em julho de 2021, com apoio do Proderam 2020.
O projeto de construção deste centro foi oficialmente apresentado pelo secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, que afirmou que representa um investimento total de 9,350 milhões de euros, sendo 5,625 milhões financiados a fundo perdido, no âmbito do Proderam 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira.
Os restantes 3,725 milhões de euros vão ser “suportados pela GESBA, a empresa pública que gere todo o setor da banana na Região”, referiu Humberto Vasconcelos.
O governante madeirense sustentou que este novo centro “corresponde a um imperativo de mercado, nomeadamente no que concerne à qualidade e ao fundamental aumento da capacidade de tratamento em condições de certificação exigidas”.
A nova unidade deve estar concluída dentro de 18 meses, acrescentou Humberto Vasconcelos, que destacou a importância da linha destinada à produção biológica.
Fonte: Sapo/Proderam